Som 3D em simples fones de ouvido

Ultimamente está um pouco difícil para atualizar o blog, estou com vários trabalhos da facul, projeto do Jogo da Cidadania, o emprego novo… Tudo está tomando meu tempo e energia e infelizmente não estou conseguindo postar como eu gostaria tudo que eu vejo de interessante por aí. Mas a questão é continuar e não deixar o idéia morrer!

headphones

Bom, essa idéia aqui achei bem interessante e apesar de não ser uma coisa nova (achei arquivos de alguns blogs comentando sobre isso em 2007), foi indicação de um amigo meu sobre algo que acredito não ter tanta divulgação, mas é bem incrível! Trata-se de um som, digamos, 3D. Parece o som de um home teather, mas o impressionate é que você tem a sensação de algo real acontecendo num simples par de fones de ouvido!

O nome verdadeiro dessa técnica é Binaural Recording (ou algo como “gravação bináurea”) que é feita com uma gravação usando dois microfones. Funciona assim: cada microfone simula um ouvido nosso e eles ficam afastados cerca de 18 centímetros um do outro. Esse espaço entre eles representa a zona neutra que fica no nosso cérebro para poder captar o som de forma mais real. Há ainda, um processo mais profissional que inclui microfones de alta sensibilidade num molde de um cérebro humano.

O que acontece é um cálculo da distância e posição do som que o cérebro faz naturalmente distiguindo as variações de força, tom e equalização. Ele é enganado a acreditar que o que estamos ouvindo está se posicionando de maneiras diferentes.

musi

Na verdade esse esquema de gravação já é velho. Sabe-se que o esquema de gravação bináurea foi inventado em 1881 e só veio popularizar-se 40 anos depois, na década de 20. Encontrei no blog Submusica, o seguinte: “Naquela época, uma rádio de Connecticut (EUA) chegou a transmitir concertos usando este padrão de som. Porém, como naquela época não havia transmissão de rádio em estéreo, ela transmitia o canal esquerdo em uma estação, e o direito em outra. Era necessário que o ouvinte tivesse dois aparelhos de rádio, algo caríssimo naquela época.” Imaginem, é até engraçado pensar em ouvir a mesma rádio usando dois aparelhos!

Recentemente, esse esquema de gravação de som tem sido usado em filmes, como por exemplo, Guerra nas Estrelas! Não consegui encontrar outros exemplos, mas gostaria de saber quais filmes mais usam a gravação bináurea!

O mais legal é que esse “efeito” só se consegue ao ouvir o som com fones de ouvido, e é realmente muito “real”. Vejam só o exemplo do “Luigi’s Virtual Haircut” abaixo, um áudio experimental em inglês concebido na técnica de gravação bináurea sobre um barbeiro bem excêntrico. Depois me digam o que vocês acharam!!


 barbershop

About these ads

7 thoughts on “Som 3D em simples fones de ouvido

  1. Olá!
    Gostaria muito de agradecer o comentário no meu blog. Muito Obrigada!

    Mas, eu fiquei curiosa pra saber como você me encontrou…. Como foi, me conta?

    Achei esse post bastante interesante e o vídeo também, embora deva confessar que não entendi muitos termos que você usou no texto. [desculpe!]

    Bom… muito obrigada mais uma vez e até os próximos comentários! ;-)

    • Olá Bárbara, obrigada pela visita.
      Entrei em seu blog e percebi que houve um engano, foi outra pessoa que deixou um recado lá com o nome de Idéias Inspiradoras (pelo blogspot)!
      Mas gostei bastante do que li lá, eu também escrevo poesias e textos se quiser dar uma olhada entra lá (http://consumindopalavras.wordpress.com )!
      Gostaria de saber o que você não entendeu no texto? hehe Tem termos mesmo que são técnicos, mas nada d+…
      Bjos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s