Habilite Seu Sexto Sentido

Sixth Sense: integração dos dados online à realidade do mundo físico

Sixth Sense: integração dos dados online à realidade do mundo físico

Cada vez mais acho que nossa privacidade está sendo abalada. Logo todo mundo vai saber o que você faz ou deixa de fazer em detalhes sem ao menos te conhecer, como o que você comeu na quinta-feira de 26 de junho de 2008, coisas que podem parecer absurdas, mas que estão se tornando cada vez mais próximas de virar realidade.

A aproximação de um mundo cada vez mais interativo, e quem sabe à primeira vista até assustador, chega com o Sixth Sense (ou Sexto Sentido), um projeto do MIT (Massachussts Institute of Technology) que propõe a total interatividade do mundo digital com mundo real, ou seja, aliar a percepção natural que obtemos por nossos 5 sentidos usados para saber que ações tomar ao encontrar algo, alguém ou algum lugar à todas informações e dados acerca do mundo que estão disponíveis na rede.

O online interagindo com o offline

O online interagindo com o offline

Apesar de celulares e pequenos computadores nos possibilitar ficarmos ligados no mundo digital em qualquer lugar e à qualquer hora, não há interação direta entre esses dipositivos digitais com o mundo físico. Dessa forma, o Sixth Sense nos ajuda a ter uma melhor percepção do mundo de forma tangível, e assim, trazer o online para o offline. Basicamente, ele permite interagir com as informações digitais por meio de gestos naturais, integrando as informações da internet com a realidade.

Composto por um projetor, um espelho e uma câmera

Composto por um projetor, um espelho e uma câmera

O protótipo é composto por um projetor de bolso, um espelho e uma câmera que são acoplados como um dispositivo móvel, funcionando da seguinte forma: o projetor e a cãmera estão ligados a um outro dispositivo que fica no bolso do usuário; o projetor permite projetar informações em qualquer superfície, seja uma parede ou qualquer outro objeto físico para ser usado como interface; a câmera reconhece gestos da mão e objetos físicos, assim o software processa os dados capturados pela câmera e acompanha a movimentação dos marcadores coloridos que ficam na ponta dos dedos do usuário. O projeto ainda está sendo desenvolvido para que o dispositvo fique menor, porque ainda tem muita bugiganga no meio para que ele funcione, mas o projeto já é um grande avanço.

Assista aos vídeos e entenda melhor como essa super nova tecnologia funciona!

2 pensamentos sobre “Habilite Seu Sexto Sentido

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s