Jenny Holzer: Mais Vida Aos Textos!

Eu simplesmente AMO palavras, tenho uma paixão inexplicável por elas, exclusivamente as mais estranhas e polidas (polidas por exemplo é uma delas haha), deve ser por causa disso que me arrisco de vez em quando em juntar palavras em textos e poesias e até as publico num blog (o Consumindo Palavras)! 

Não sei como apenas muito recentemente descobri a Jenny Holzer, uma artista conceitual americana que há 30 anos faz instalações explorando palavras, frases e textos de forma inusitada, usando diferentes mídias para publicar seu trabalho (camisetas, pessoas, bancos, stickers, outdoors, posters, painéis eletrônicos e muitas outras coisas…) como forma de atingir um grande número de pessoas. Em seus trabalhos mais recentes, ela usa até grandes projeções luminosas em diferentes cidades, projetando palavras e luzes em ondas do mar, em grandes prédios e até no 20º aniversário da pirâmide do Louvre
No Whitney Museum of American Art em Nova York há uma exposição dos trabalhos de Holzer desde os anos 90, a PROTECT PROTECT (em referência a sua frase mais conhecida: “Protect From What I Want”), que está aberta ao público até o final de maio. Bem quem estiver por lá, taí a dica!! 

O trabalho dela é mesmo muito interessante e bem extenso. Convido vocês a junto comigo conhecer um pouco mais sobre essa artista que traz lindas produções textuais, mudando até o tradicional ponto de vista sobre tipografia e porque não também sobre propaganda.
Veja também abaixo um vídeo em que ela diz como foi o processo de produção para a exposição PROTECT PROTECT em Chicago.

2 pensamentos sobre “Jenny Holzer: Mais Vida Aos Textos!

  1. Conheci apenas hoje o trabalho desta artista, ao visitar um parque cultural aqui no RJ. Ao me deparar com esta frase em português: “Proteja-me do que eu quero”, fiquei com ela na cabeça, e acabei indo pesquisar agora na internet, e por fim encontrei esta preciosidade que é o seu blog.

    • Nossa agradeço e muito seu elogio sobre o blog, Vinicius. Não sabia que há uma exposição no Rio de Janeiro da Jenny Holzer por agora, você tem alguma idéia se virá para São Paulo?

      Bjos e obrigada.

Deixe uma resposta

