Como substituir sacolinhas de plástico para o lixo

Enfim voltando aos posts oficialmente! Começo com algo bem simples e útil que vi esses dias no blog interno de práticas e idéias sustentáveis da empresa, que é aliás de responsabilidade da área em que trabalho, o Marketing, então também sempre dou meus pitacos com sugestões de posts =).

Creio que muitas pessoas já pensaram numa solução para não utilizar sacolas de plásticos para o lixo e podem não ter encontrado uma solução viável para jogar o lixo orgânico sem usar as famosas sacolinhas de supermercado. Além do lixo “limpo” como papéis, coisas de escritórios ou mesmo embalagens de comidas que podem ser reciclados (e é sempre bom lembrar que se lave as embalagens antes de mandar para a reciclagem) e jogados diretamente na lata ou cesto de lixo, sem necessidade de sacola, o que fazer com o lixo orgânico, que contém restos de comida? ou mesmo o lixo do banheiro?

Há uma solução muito viável e econômica para isso! Criada pela Juliana Valentini (que felizmente chegou até o blog e se prontificou como autora! E claro, aqui está os créditos desta iniciativa =) ) e dona do blog De verde casa (ótimo trocadilho!) com várias dicas sustentáveis para a casa.

E olha que bacana, utilizando a técnica da dobradura de papel, o origami. Isso mesmo, é só ter alguns jornais velhos (daquele que você pega de graça na rua, por exemplo) e você pode trocar aquela sacolinha de supermercado por saquinhos de papel feitas de jornal. Genial!

Então, mãos na massa! Calma, é mesmo muuuuito simples de fazer, aí vai a “receita”:

Você pode usar um, duas ou até mesmo três folhas de jornal para que o saquinho fique mais resistente. Aí é só fazer o saquinho/copinho de origami.

1. Como tudo no origami começa com um quadrado, faça uma dobra para marcar, no sentido vertical, a metade da página da direita e dobre a beirada dessa página para dentro até a marca.


2. Dobre a ponta inferior direita sobre a ponta superior esquerda, formando um triângulo, e mantenha sua base para baixo:

 

 

 

 

 


3.
Dobre a ponta inferior direita do triângulo até a lateral esquerda:

 

 

 

 

 


4.
Vire a dobradura, escondendo a aba que você acabou de dobrar



5.
Novamente dobre a ponta da direita até a lateral esquerda:


6.
Para fazer a boca do saquinho, pegue uma parte da ponta de cima do jornal e enfie para dentro da aba que você dobrou por último, fazendo-a desaparecer lá dentro:



7.
O saco ficará assim:


8.
Abrindo a parte de cima, eis o saquinho:


9. Depois é encaixar no seu cesto de lixo!

6 pensamentos sobre “Como substituir sacolinhas de plástico para o lixo

  1. Olá, Yvone!
    Sou a Juliana, criadora do saquinho de jornal.
    Minhas fotos e textos, postados em 6 de dezembro de 2009, foram copiados e começaram a circular pelo país em um e-mail anônimo, sem menção a fonte. Imagino que foi assim que você tomou conhecimento da novidade.
    Fiquei muito feliz com a aceitação da idéia mas chateada por não ter sido mencionada.
    Te convido a conhecer o blog e peço, por favor, que por consideração e respeito a direitos autorais, adicione na sua postagem o meu endereço:
    http://www.deverdecasa.com/2009/12/saquinho-de-jornal.html
    Será um prazer ter meu post divulgado aqui, mas imagino que você concorde comigo que citar a fonte é uma atitude super do bem, assim como seu trabalho, por isso conto com a sua compreensão.
    Um abraço e parabéns pelo blog,
    Juliana Valentini

    • Olá Juliana,

      Parabéns pela idéia, é realmente sensacional.
      Infelizmente não sabia qual era a fonte, por isso não mencionei, mas sempre coloco quem foi o autor da idéia, por isso não seria dessa vez que faria diferente. Sou a favor de creditar sempre as fontes e idealizadores de projetos e ações. Fico feliz que tenha chegado até aqui, e claro exigido um direito que é seu.
      Sabendo de uma idéia tão bacana assim, com certeza vou ir conhecer seu blog e ser assídua leitora!
      Até breve.
      Yvone Delpoio

  2. Oi Ivone, é valido a sua lembrança, mas aprendi a fazer ” esse chapeuzinho de soldado “, pois era assim que a gente chamava para brincar, qunado era criança e hoje tenho 68 anos de idade, mas valeu a lembrança.

  3. Olá pessoal. A ideia está ótima sem dúvida, mas no que diz respeito à “ideia”, creio que qualquer livro de origami tenha essa dobradura como uma das mais básicas.

    O que você faz depois é uma questão de dimensão e aplicação..

    Lembro-me quando era criança (hoje 37 anos), de fazer-mos um “copinho” da mesma dobradura só que em dimensões reduzidas.

    Se quiséssemos beber um “copo” de água, quando íamos a passeio da escola, tínhamos que o fazer.

    Já agora cumprimentos desde Portugal 😉

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s