Cores e Posters


Que tal uma pitada de cor e humor para decorar seu quarto ou sua casa?

Locomattive é uma loja online dedicada à venda de posters decorativos que se destacam pelas cores e frases atraentes, divertidas e instigantes. Em uma entrevista com um dos criadores, o publicitário Richard Mattei, conversamos um pouco sobre as ideias do projeto, as referências criativas e até a aparição numa exposição de fotos tiradas pelo aplicativo Instagram. Para quem não conhece ainda, esse aplicativo do Iphone oferece diversos filtros que deixam as fotos super divertidas, com uma cara meio vintage e é sucesso entre os adeptos do aparelho.

Enfim, mas isso pode ser papo para outro post. Leia abaixo a entrevista com o Richard:

Idéias Inspiradoras: Como surgiu a idéia de criar o Locomattive? Por que posters?

Richard Mattei: Esse seria um dos últimos projetos em que o Binho Mattei (designer e co-fundador) e eu esperaríamos que fosse efetivamente acontecer. Locomattive antes era para ser uma revista voltada ao design, ilustrações entre outras curiosidades. Era pra ser o lado criativo de uma ONG, onde trabalharíamos o acesso a esse universo com crianças carentes. O estímulo de criar o Locomattive surgiu por isso, por nosso círculo de amizades, orientadores que sempre incentivaram para literalmente colocar esse projeto para fora. A ideia de usar os posters como abre-alas do projeto foi o modo oportuno de oferecer arte, ilustração, frases-bem humoradas, música num novo conceito de peça decorativa e sem sombra de dúvidas, exclusiva!

II: Quanto tempo faz que o projeto começou a tomar forma?

R: O projeto ficou em estudo durante uns 6 meses para avaliações entre apoiadores e parceiros. E fazem 4 meses que o Locomattive saiu da incubadora, e está disponível na rede.

II:
Muito bacana mesmo, mas ainda se mantém a ideia de no futuro o projeto ir para o caminho q vocês pretendiam no início?

R: Hoje estamos em fase inicial do projeto. Buscamos sempre uma forma de melhorar e aprender com quem está em nossa volta, estamos dando passos importantes em termos de solidez, o “booom” está superando as expectativas. Afinal queremos que as pessoas saibam quem somos, o que fazemos, porque estamos fazendo aquilo. O caminho que vamos seguir é esse e consequentemente o Locomattive vai enraizar novos projetos.

Veja abaixo uma ação de mershandising com a camiseta do projeto:

II: E por que esse nome, Locomattive?

R: Eu pintava umas telas, e tenho alguns desenhos em casa, e foi em um brainstorm despretensioso, que convidei uns amigos para ver essas telas, a reação era sempre parecida “nossa, que louco Mattei”. Aí juntando um pouco de palavras como louco, mattei e creative surgiu o Locomattive.

II: Acho que ficou bem sonoro!

R: Acho que foi bem na mosca, foi unânime. Tks!

II: E como surgem as ideias para os posters? Quais são as maiores referências?

R: Estamos prestes a lançar uma nova coleção com muito mais trabalhos, serão só novidades e o que temos hoje sairá de linha. Essa é a proposta do Locomattive, vamos sempre atualizar o acervo com novas peças, e futuramente também faremos lançamentos temáticos. Temos um controle pessoal de qual caminho precisamos seguir na criação, mas temos inspirações chaves, e elas vem do dia a dia, a música é um grande suporte, assim como a fotografia, a arte urbana, o relacionamento entre pessoas. Quando vamos criar buscamos categorias a serem seguidas dentro desses tópicos, e claro toda sugestão é bem vinda.

II: Vocês tem parceiros que ajudam na finalização deste trabalho?

R: Fizemos um trabalho experimental com a Gráfica Fidalga, uma referência nos cartazes tipográficos tipo lambe-lambe em São Paulo, trabalhamos juntos na impressão do nosso lambe-lambe lá. E a empresa de comunicação visual RC2 que trabalha lado a lado com a gente e oferece um trabalho de alta qualidade na hora da impressão.

Lambe-lambe feito pela Gráfica Fidalga:

II: Como você já disse, o projeto teve um “booom”. Como você sente o feedback das pessoas em relação ao projeto? E os pedidos?

R: A recepção é muito positiva e acho que ainda vai ser muito próspera. Lançamos o site na primeira quinzena de dezembro, e fizemos uma força tarefa para que até o Natal tivéssemos um certo número de pedidos, e não só cumprimos a meta, como também a marca gerou uma parceria com um site sobre música para uma promoção de fim de ano. Hoje os pedidos estão estáveis, sempre mantém uma média considerável, daqui a pouco temos como meta oferecer mais.

II: Está gerando bons frutos mesmo.

R: Está sim, hoje temos projetos agendados, outros em estudo.

II: Inclusive sua foto com um poster da Locomattive foi selecionada para o Expogram, como foi o convite? O que você achou de participar de uma exposição como essa? Gerou muitas repercussões do projeto também?

R: Hoje usamos as ferramentas sociais para explorar a capacidade de repercussão do projeto. E eu não tinha idéia de que faria parte com a foto do projeto na Expogram. Eu represento o Locomattive no aplicativo do Iphone, e pelo Instagram já até fiz uma promoção para os seguidores, onde os 3 comentários mais criativos sobre a foto ganhariam um adesivo cada uma deles. E foi bem interessante, vou voltar a fazer mais vezes, as pessoas foram pegas de surpresa, ganhar coisas é sempre bom, e a interatividade permite isso.

No entanto que quando eu soube da chance de ter uma foto na Expogram eu não pensei duas vezes, li a recomendação de como deveria fazer para participar, e quando fui ver o Locomattive estava entre as 200 fotos selecionadas que estão em exposição até o dia 23/04 na Tag and Juice em SP. A foto foi feita no metrô de Londres com um de nossos posters, foi super bacana e gratificante pois entre mais de quatro mil fotos estávamos presentes. No dia de inauguração da Expogram fomos bem recebidos, apresentamos as nossas ideias e conhecemos muita gente do bem. Só temos a agradecer as organizadoras Renata, Érica e Luciana pela iniciativa.

II: A exposição parece mesmo ser muito interessante! Bom, tem mais alguma coisa que você queira dizer?

R: Apenas dizer que estamos no Twitter para quem quiser nos acompanhar, pois lá falamos de tudo sobre as atribuições criativas, nossos vídeos e promoções. A nossa Fan Page no Facebook também está aí e pode ser devidamente curtida!

2 pensamentos sobre “Cores e Posters

  1. parabens pela iniciativa de mostrar uma nova maneira de expor um tema . e com qualidade de pensamentos, sou estudande da arquitetura , estou fazendo um projeto na universidade, e queria estudar uma foram de criar uma expectativa para a seman de arquitetura da universidade….. com posters qeu instimule a perguntar , questoinar e tive varias ideias com o site de vcs muito obrigado ,…..

    • Que ótimo saber disso Gilberto! A proposta do blog é exatamente esta, inspirar e estimular as pessoas para realizarem seus projetos e ideias! Fico muito feliz em saber que isto está realmente acontecendo😉
      Obrigada!
      Bjos

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s